29ª Fispal Tecnologia recebe mais de 64 mil visitantes e decisores de compra qualificados - Notícias SuperBio

Imagem: 29ª Fispal Tecnologia recebe mais de 64 mil visitantes e decisores de compra qualificados
  Compartilhe

O evento se renova a cada edição, sendo a principal feira do setor na América Latina.

Para muitas empresas do setor de alimentos e bebidas o ano começa depois da Fispal Tecnologia - Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, que reuniu em sua 29ª edição duas mil marcas expositoras nacionais e 100 internacionais, de 16 países. De 25 a 28 de junho, mais de 64 mil visitantes qualificados e decisores de compra passaram pelo Pavilhão do Anhembi para conhecer as novidades e inovações em máquinas, equipamentos e produtos. O evento também vem se renovando a cada edição e este ano recebeu um número expressivo de 86 novos expositores.

“A marca Fispal participa ativamente da evolução da indústria de alimentos e bebidas nacional, sendo a principal feira para as empresas do setor”, afirma Clélia Iwaki, diretora da feira. A próxima edição está marcada para 3 a 6 de junho de 2014.

De grandes marcas a micro e pequenos empreendedores, a Fispal Tecnologia impacta nos resultados de negócios efetivados durante e pós-feira. “Não esperávamos um retorno tão positivo. Vendemos 12 máquinas, que representam cerca de R$ 1,5 milhão”, releva Rafael Granato, gerente comercial da Milainox. Bons contatos e concretização de vendas também foram comemorados pela Kawamac, que atingiu quase R$ 200 mil com a venda de dois equipamentos.”Em relação ao nível de procura, esta edição foi bem melhor do que a de 2012, e já fechamos o contrato para participar da feira em 2014”, afirma Donizeti de Almeida, diretor comercial.

“A organização da feira este ano está melhor que em outras edições da Fispal Tecnologia, com público mais qualificado e interessado em conhecer os produtos. Também tivemos um resultado de negócios superior, com vendas realizadas durante o evento. Cerca de 40% são clientes novos, especialmente de pequenos empreendedores que precisam automatizar a produção”, diz Alex Samsonas, gerente de marketing das empresas Fabrima e Masipack.

Outras empresas participaram do evento com o objetivo de se apresentar ao mercado, a exemplo da Epson, que é referência no setor de informática. “Escolhemos a Fispal Tecnologia porque estamos há pouco tempo atuando com equipamentos de robótica e queremos tornar a marca conhecida no setor de alimentos e bebidas”, diz Giulio S. Barbieri, gerente de produto.

Durante a Fispal Tecnologia, 2.500 pessoas participaram da votação da categoria “Voto Popular Profissionais” da 13ª edição do prêmio ABRE da Embalagem Brasileira. “Por meio do Voto Popular é possível constatar os principais lançamentos de embalagens do mercado brasileiro, analisando as tendências dos diferentes materiais de embalagem, design estrutural, novas linguagens e identidade visual, o alinhamento entre famílias de produtos, dentre tantos outros fatores que demostram a evolução do nosso setor, ano a ano”, afirma Luciana Pelegrino, diretora executiva da ABRE.

Controle dos alimentos

Empresários e especialistas atuantes em todos os setores da indústria de embalagens para alimentos e bebidas (A&B) também tiveram a oportunidade de participar dos congressos que aconteceram durante a Fispal Tecnologia 2013, no Holiday Inn Park Hotel. Durante os três dias de evento, estratégias para redução de custo operacional, otimização da produção e inovação na indústria de A&B foram debatidas nos congressos - Operações Industriais, Desenvolvimento de Embalagens. Entre os dias 25 e 27 de junho, 250 congressistas participaram dos debates.

Na plenária de abertura, os executivos Carlos Eduardo Gouveia, da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e para Fins Especiais (ABIAD), Hélvio Collino, da Associação Brasileira da Indústria de Ingredientes (ABIAM), Luis Madi, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), César Borges de Souza, vice-presidente da Caramuru Alimentos e Emilio Marques Jr., CFO para América Central e do Sul da Tetra Pak, discutiram os entraves e melhores práticas para aumentar o valor agregado dos produtos processados para exportações.

"No mundo todo, os maiores produtores e exportadores de alimento focaram em valor agregado. Alemanha, Holanda, Estados Unidos, China, Índia, Austrália, Nova Zelândia. Isso significa investimento em alimentos processados. Mas o Brasil ainda não faz isso. Entre outros fatores apontados pelo presidente do ITAL para impulsionar o processamento de alimentos no país está o mapeamento das micro e pequenas empresas alimentícias.

Novas exigências de comunicação, rotulagem e venda de alimentos também mudarão os processos nas indústrias, a partir da notificação eletrônica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, prevista para 2013. Até então, o comunicado de início de fabricação de um produto era absolutamente físico e a informação distribuída nas agências locais da Anvisa o que dificultava o trabalho dos fiscais da agência nacional. “Agora as empresas do setor deverão fornecer muito mais informações, como composição, rotulagem nutricional, rótulo, alvará, laudos, entre outros itens que estarão centralizadas num banco de dados único”, afirmou Ana Maria Giandon, engenheira de alimentos da AMG Foods.

Sobre a BTS Informa

Parte do Informa Group, a BTS Informa possui um portfólio diversificado de 21 feiras e atua nos mais diversos setores da economia, com eventos que são referência no mundo todo. Conta ainda com parcerias estratégicas e desenvolvimento de projetos especiais de feiras focadas nos negócios de associações, entidades ou empresas. Entre seus eventos estão: Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, Agrishow, ABF Franchising Expo, Expo Revestir, TecnoCarne, MercoAgro, ForMóbile, SIAL Brazil, ExpoVinis Brasil, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Cards, Payment & Identificatione e Vitafoods South America.

Para mais informações sobre a promotora: www.btsinforma.com.br

Sobre o Informa Group

O maior provedor mundial de informação especializada e serviços para as comunidades acadêmica e científica, profissional e empresarial. O grupo tem sua sede em Londres e outros 150 escritórios em 40 países, empregando 10mil funcionários em todo o mundo. As ações do Informa Group estão listadas na Bolsa de Valores de Londres, compondo o índice das 250 maiores companhias (FTSE-250:INF).

O Informa group é hoje o maior organizador de feiras, conferências e treinamentos do mundo com capital aberto, com uma agenda de mais de 12 mil eventos por ano. Em seu portfólio estão marcas consolidadas como: IPEX, Monaco Yacht Show, Vitafoods, Cityscape, Arab Health, The World Sugar and Ethanol Congress, The World Fruit Juice Congress, Angra Middle East e Rice Africa.

Mais informações: www.informaexhibitions.com / www.informa.com

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação - btsinforma@2pro.com.br
Myrian Vallone - myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Monica Agnello – monica.agnello@2pro.com.br
Tels. (5511) 3030-9463 / 3030-9435

www.2pro.com.br

Para mais informações, acesse o site www.fispaltecnologia.com.br